sábado, 16 de dezembro de 2017

Coisas que aprendi usando o Reddit Cars

Coisas que aprendi usando o Reddit Cars





Reddit é um site de mídia social que me causou particular interesse. Como eu gosto de carros e o maior conteúdo era em inglês, resolvi embarcar no subreddit (são subdivisões envolvendo cada assunto) Cars.

Como estou lá há mais de um ano, então já é possível constatar observações minhas por evidência anedótica.

Vamos lá?


1# Fiat's não têm confiabilidade e estragam a todo momento

Resultado de imagem para fix it again tony

Não adianta tentar argumentar para eles que há Fiat's extremamente duráveis e confiáveis como um humilde Uno que passa facilmente dos 500 000 Km sem más surpresas em uma terra ingrata como o Brasil, aguentando combustível de má qualidade e péssima pavimentação. Por algum motivo cujo ainda desconheço, os carros da marca não prestam e são conhecidos por "Fix it again Tony" (entendeu a referência?).


2# Volkswagens (e carros de outras marcas alemãs) são carros complicados, problemáticos e sofisticados

Talvez associados aos refinados Audis, os Volkswagens são vistos dessa forma. Basta alguém usar uma evidência anedótica que o seu Jetta teve seu painel dando curto-circuito que todos voltam a falar sobre Toyotas. Se esse caso ocorre em um Toyota, é exceção, se ocorre em um BMW, é regra. E assim você pode manipular do jeito que você quiser. Só espero que eles não coloquem óleo usado de pastelaria da feira nos seus carros... puxa vida, então os táxis Classe E que passaram dos 600 mil Km são realmente exceções... os taxistas estavam realmente errados.

Imagem relacionada
O que eles pensam quando você fala de um Volkswagen



3# Você receberá "downvotes" de maneira injusta (ou não)

Infelizmente não há como saber quem deu os votos negativos. Agora até dou razão a redes, blogs e mídias que não possuem essa ferramenta (tenho anos de Facebook e já sei como funciona o negócio). Certamente iria ter uma "militância" virtual pronta para fazer as artimanhas. Pode ser um comentário questionável, pode ser uma sátira leve e um questionamento, não importa. Em algum momento você irá se deparar com isso.

Um exemplo é a imagem abaixo. Você vê um europeu reclamando dos preços de combustíveis e você tenta comparar com o Brasil (qual o problema de eu fazer isso, afinal?). Para quem está habituado com os preços de combustíveis na Europa e só tem como parâmetro comparar com os EUA, é até compreensível.

Se eu passasse para dólares sem citar o salário médio brasileiro na mesma moeda iria iludir muita gente.

Minha dica é não usar conversão burra e sim usar como parâmetro o padrão de vida (ou você irá pensar que na Venezuela os bens e serviços são acessíveis a toda população). Só que pesquisar e trazer os dados torra tempo e muita gente prefere não fazer isso. Mas é claro que eles não vão entender isso. É aquela sensação de quando vem um estrangeiro para cá e acha os custos de vida baixos, sendo que ele veio com seus euros e dólares...

Se fosse fazer uma conversão em dólares honesta, de forma arredondada, seria:

$5 o galão de "gasolina" para um salário médio de $640 (Brasil)
$6,2 o galão de gasolina para um salário médio de $4430 (Alemanha)
$2,54 o galão de gasolina para um salário médio de $3558¹ (EUA)

Para o preço da gasolina por galão brasileiro ter o mesmo padrão de vida que na Alemanha, teria que ser em $0,81. Ou, no caso dos EUA, $0,45...²

Ou, fazendo outra gambiarra³, eu poderia dizer para o alemão que aqui o galão custa $34 ou para o estadunidense o galão custa $28... ok, chega de ficar brincando com números. Já devo ter te confundido muito.

¹usando o salário médio por hora, calculando oito horas diárias por 20 dias por mês, pode haver distorções ; salários buscados no Trading Economics e conversões feitas em dólar no dia 16/12/2017 por volta das 11:00h do horário de Brasília.

²utilizei a porcentagem que cada galão de combustível preenche em relação a cada salário médio, depois passei isso para a realidade brasileira.

³passei a porcentagem que o galão de combustível brasileiro preenche o salário médio para os valores de salário médio da Alemanha e EUA



Já fiquei confuso. Get fuck out motherfucker


4# Um péssimo lugar para se pedir conselhos relevantes

Se você quer ter um carro diferente de um Toyota, Honda ou Mazda, visite um fórum sobre. Grupos de Facebook, também esqueça. Pessoas mais educadas e que irão te ensinar muita coisa, de maneira clara, objetiva e sem enrolações. Há pessoas boas no Reddit mas não é difícil encontrar pessoas (ou robôs) que irão te adicionar o mesmo valor do que um dejeto.


5# Não deve ser levado a sério

Porque é o Reddit.


6# Se não é tração traseira, não presta. E esportivo não pode ter tração dianteira.

Não posso opinar muito sobre mas a sensação que dá é que eu vou tombar com um carro tração dianteira a qualquer momento. Coitado do Renault Sandero RS...


7# Mazda Miata é amado
Resultado de imagem para mazda miata

Simplesmente porque tem tração traseira, transmissão manual e confiabilidade de um Toyota. Só não é mais amado porque o motor é um 2,0 litros aspirado... acho que eles iriam desejar um motor maior.


8# A grande maioria dos usuários é de residentes nos EUA

Isso explica os itens 1 e 2.


9# Chrysler e Dodge também estão na mesma situação do item 1.

Seja pelos problemas que acometeram e pela falta de qualidade dos seus carros K da década de 80, seja por outros motivos e hoje mais ainda pois foram comprados pela Fiat, ambas as marcas possuem a mesma reputação, não obstante as boas vendas anuais dos Chargers e Rams.


10# Apesar de haver aberrações, você irá rir muito

Se há pessoas babacas o bastante, ao menos você poderá rir de muitas piadas e sátiras com carros e afins. Seja com o Mustang basicão automático que é preferido por garotas estadunidenses, seja com o Camry quatro-cilindros que dá tédio mas não estraga nunca, seja com o Saturn de $600 comprado por jovens do ensino médio.


11# Haverá robôs te enchendo o saco

Se você pedir opinião de determinado carro, dependendo da situação, aparecerá um robô pedindo para você postar isso no subreddit What car should I buy. Não indico para você porque para eles só Toyota, Honda e Mazda prestam. Há ainda pessoas que falam que os Toyotas que prestam são somente os genuinamente japoneses. Vá em um fórum do carro que você deseja ter e seja feliz.


12# Visite fóruns sérios, não murais de comentaristas

Fóruns bons estão sempre ativos e possuem tópicos fixos sobre o determinado modelo que deseja. Quer comprar um Mercedes-Benz? Vá no Benz.World.org. BMW? Bimmerfest. Audi? Audi Forums. Se ficar no Reddit, irá sempre se basear em evidências anedóticas e achismos. Você só tem uma vida e ela não merece ser desperdiçada no Reddit para tais circunstâncias. Este canal do YouTube é excelente, vá lá se quiser mesmo um carro de marca alemã.



Espero que vocês gostem! Deixe sua opinião abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário