terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Dicas e conselhos sobre carros para você que pretende morar nos Estados Unidos

Se você acabou de chegar, pretende morar temporariamente ou mesmo morar permanentemente nos EUA, esse artigo certamente poderá te ajudar.

Você terá um grande choque quando saber que, enquanto no Brasil, por até R$15 mil você terá uma escassa oferta de carros (e muitos deles duvidosos), nos EUA, por até U$15 você pode ter desde subcompactos como Ford Fiesta, Chevrolet Sonic, Honda Fit, Toyota Yaris, Kia Soul e Hyundai Accent mais novos, até modelos mais luxuosos (e com mais anos de vida) tais como Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5, Lexus ES, Acura TL, entre outros.

Dito isso, então vamos ao que há de mais importante em saber antes de ter um carro: os custos de mantê-lo. Ao contrário do Brasil, onde há apenas o exemplo do sistema Audatex (ou pior, acreditar em achismos e anedotas de conhecidos de seus conhecidos), este um sistema cuja interface é simplesmente porca e pouco intuitiva para o público leigo (e ainda tem que pagar), nos Estados Unidos você pode estimar e antecipar os custos de manutenção e reparos para o seu carro, sem precisar sair de casa e perder tempo com oficina e concessionária.

Comecemos então pelo RepairPal, um site de fácil utilização e que, baseando no seu postcode (código postal de sua residência no país), faz estimativas e, além disso, mostra as oficinas mais próximas e suas respectivas avaliações.

Primeiro entre no site, aparecendo como página inicial:





























Você notará que existem campos de preenchimento. Preencha com a marca, ano, modelo, código postal e o reparo ou serviço necessário. O único ponto fraco que se você for milionário, não terá como estimar os custos de manutenção de um Rolls-Royce. Mas dá para fazer com um Porsche. Então vamos lá. Preenchendo, ficará como o exemplo abaixo:

















Lembre-se que 120 000 milhas equivalem à aproximados 193 000 Km. Então estaria estimando a revisão de um modelo desse nessa quilometragem.




Como você notou, o preço das peças do carro é maior que o preço da mão-de-obra. E o Cayenne avaliado é um modelo 2004 com o motor V6 (há ainda o V8, na versão S).








































Note que há as peças e serviços incluídos, podendo você colocar mais na lista.





































Há também dicas e indicações, além das oficinas e lojas pelas quais o RepairPal se baseou que não serão exibidas aqui neste artigo.

Há também o sistema True Cost to Own, do site Edmunds, cujo link está na imagem para você acessar. Ao contrário do RepairPal, o sistema traz uma estimativa ao longo de cinco anos e também inclui impostos anuais, seguro, depreciação, financiamento e combustível. Pelo site do Edmunds você também pode checar as opiniões dos donos de vários modelos diferentes.




Você preenche os dados necessários e, neste caso, o sistema é indicado para modelos mais recentes e, neste caso em específico, será feito do mesmo Cayenne, só que zero Km. Vejamos então.

Interessante, não? Pois agora vamos mostrar outros sites que podem ajudá-lo.

Se você é bem ligado ao meio da Internet, é provável que já tenha ouvido dizer do Reddit. Nele há muito conteúdo interessante e várias seções (subreddit) nas quais você pode tirar suas dúvidas. No subreddit "What car should I buy", baseado em suas necessidades pessoais e faixa de preço, você pode perguntar e eles tentarão te indicar o melhor carro possível para aquela circunstância.


Há, claro, também outros subreddit's para quem gosta de Subaru, BMW, Volvo, Volkswagen... aí fica a seu critério. 

É muito comum também o pessoal lá fazer na própria casa serviços de manutenção tais como troca de filtro de ar, filtro de óleo e óleo lubrificante, pois preferem fazê-los em casa pelo fato destes serviços ficarem mais caros nas oficinas e concessionárias, graças aos custos de mão-de-obra. Obviamente, você não tem essa obrigação também. Você pode levar à oficina que garanto que proporcionalmente sairá mais em conta do que no Brasil.

Temos ainda o Consumer Guide, mídia na qual você pode ver avaliações sobre diversos carros, inclusive carros de quase 30 anos atrás. Há também detalhes tais como ficha técnica, itens de série e opcionais, problemas crônicos e recall's. Recomendado. 





Já no CarFax, você pode descobrir a idade do seu carro pelo VIN (Vehicle Identification Number, o equivalente ao número de chassi no Brasil, esse você tem que pagar) e ainda procurar aquele carro tão bem-cuidado que parece ter sido o filho daquele dono. Se quiser procurar o carro, através do "Find a Used Car", basta preencher o código postal e a marca, podendo a busca ser personalizada posteriormente com versões, tipo de carroceria, transmissão, entre outras coisas.


Há dezenas e mais dezenas de opções de automóveis para inúmeros gostos, necessidades e realidades financeiras. Agora com esse pequeno passo inicial, você pode chegar àquele carro com mais segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário